Mecânico e Instrutor automotivo
Para o controle dos diversos regimes de funcionamento do motor, o sistema de Injeção Eletrônica utiliza diversos sensores e atuadores.
Dentre os diversos atuadores, alguns são de controle de "sinais vitais" para o funcionamento do motor, como Eletro injetores (Bicos), que pulverizam o combustível e a Bobina de Ignição, que gera a energia necessária para queima do combustível.
Marcha Lenta (M.L)
Tecnicamente, o termo Marcha Lenta é o momento em que o motor está funcionando em sua marcha mais lenta. Este se dá com o veiculo parado e o motor ligado, sem que o condutor esteja acelerando. Para esse regime o atuador (que entre alguns tipos temos tipo Motor de Passo) que o sistema de IE utiliza é o Atuador de Marcha Lenta, que controla a aceleração do motor na fase fria (mantendo o motor um pouco mais acelerado nessa fase) e ao se ligar consumidores que exijam que se mantenha a mesma rotação em Marcha Lenta, como por exemplo, o Ar Condicionado.
Em nossa partição no programa Meucarango TV, explicamos a importância do componente, assim como a necessidade de sua manutenção periódica para a manutenção da vida útil estabelecida pelo fabricante.
Ps.: Nos veículos com Drive by Wire (Acelerador Eletrônico), não há mais atuadores de marcha lenta, o controle de todos os regimes é feito pelo TBI eletrônico, que estaremos explicando em outra matéria.
Quanto mais as pessoas conhecerem sobre seu carro, mecânicos desonestos sairão do mercado. Muito boa a matéria.
ResponderExcluirObrigado Ronaldo! Esse é um dos objetivos...
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