Por Paulo Costa
Mecânico e Instrutor Automotivo
Mecânico e Instrutor Automotivo
Existe muita polêmica em torno desse tema, sendo inclusive
motivo de discussões acaloradas entre mecânicos, fabricantes de veículos,
jornalistas da área automotiva e curiosos, entre outros.
Bico injetor e seus componentes |
Argumentos como o de que bicos injetores são autolimpantes,
que essa manutenção é invenção de
mecânico picareta, entre outras defesas agressivas, circulam em revistas,
jornais, manuais do proprietário e programas de televisão, deixando o leigo
confuso e com uma tendência a não fazer o serviço, com receio de
estar gastando dinheiro sem necessidade ou de ser enganado.
Mas a pergunta é: Quem melhor que o mecânico
capacitado e experiente, que vive o dia-a-dia da oficina, para orientar o
proprietário corretamente sobre o tema? Só ele convive com os
problemas causados por Eletroinjetores (nome técnico), com deficiência de injeção. É verdade que
os Eletroinjetores são autolimpantes (assim como o forno do fogão, mas que
também precisa de limpeza) e que tem muita tecnologia envolvida para evitar manutenções frequentes, porém, fatores como; combustível de má qualidade, demora na
substituição do filtro do combustível, velas
de ignição e óleo do motor, sistema de ventilação do carter defeituoso e até
o modo de utilização do veículo, estão entre as causas de
falha na qualidade de injeção do Eletroinjetores.
Eletroinjetores de um veículo seis cilindros sem uniformidade no formato do jato (leque) |
O fato é que é muito comum nós mecânicos atendermos veículos que estão na faixa dos
30.000 quilômetros apenas, mas que já apresentarem falta
de uniformidade entre os eletroinjetores (que desde 1997 tem a quantidade
equivalente para quantidade de cilindros), quando são feitos os testes de
estanqueidade, leque e equalização, onde, na maioria das vezes, quando feita a
limpeza a tempo pode-se recuperar a eficiência do(s) componente(s), ao passo que,
se o veiculo só vier a oficina quando já estiver com falhamento devido a ineficiência do componente, só a substituição
do “bico injetor” irá resolver o
problema, o que causa uma despesa muito maior.
Eletroinjetores com injeção perfeita |
Por tanto, a orientação que deve ser seguida pelo proprietário é a do mecânico automotivo capacitado, pois só ele tem a experiencia e a vivencia do dia-a-dia, ou seja, conhece toda a teoria mas também vive a prática.
Paulo Costa
pauloskosta@gmail.com
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