sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bico Injetor; limpar ou Não Limpar?

Por Paulo Costa
Mecânico e Instrutor Automotivo

Existe muita polêmica em torno desse tema, sendo inclusive motivo de discussões acaloradas entre mecânicos, fabricantes de veículos, jornalistas da área automotiva e curiosos, entre outros.

Bico injetor e seus componentes

Argumentos como o de que bicos injetores são autolimpantes, que essa manutenção é invenção de mecânico picareta, entre outras defesas agressivas, circulam em revistas, jornais, manuais do proprietário e programas de televisão, deixando o leigo confuso e com uma tendência a não fazer o serviço, com receio de estar gastando dinheiro sem necessidade ou de ser enganado.

Mas a pergunta é: Quem melhor que o mecânico capacitado e experiente, que vive o dia-a-dia da oficina, para orientar o proprietário corretamente sobre o tema? Só ele convive com os problemas causados por Eletroinjetores (nome técnico), com deficiência de injeção. É verdade que os Eletroinjetores são autolimpantes (assim como o forno do fogão, mas que também precisa de limpeza) e que tem muita tecnologia envolvida para evitar manutenções frequentes, porém, fatores como; combustível de má qualidade, demora na substituição do filtro do combustível, velas de ignição e óleo do motor, sistema de ventilação do carter defeituoso e até o modo de utilização do veículo, estão entre as causas de falha na qualidade de injeção do Eletroinjetores.



Eletroinjetores de um veículo seis cilindros sem uniformidade no formato do jato (leque)

O fato é que é  muito comum nós mecânicos atendermos veículos que estão na faixa dos 30.000 quilômetros apenas, mas que já apresentarem falta de uniformidade entre os eletroinjetores (que desde 1997 tem a quantidade equivalente para quantidade de cilindros), quando são feitos os testes de estanqueidade, leque e equalização, onde, na maioria das vezes, quando feita a limpeza a tempo pode-se recuperar a eficiência do(s) componente(s), ao passo que, se o veiculo só vier a oficina quando já estiver com falhamento devido a ineficiência do componente, só a substituição do “bico injetor” irá resolver o problema, o que causa uma despesa muito maior.


Eletroinjetores com injeção perfeita


Por tanto, a orientação que deve ser seguida pelo proprietário é a do mecânico automotivo capacitado, pois só ele tem a experiencia e a vivencia do dia-a-dia, ou seja, conhece toda a teoria mas também vive a prática.


Paulo Costa
pauloskosta@gmail.com







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